4 dicas para você não ser enganado durante suas compras no Paraguai

Ciudad del Este no Paraguai

Comprar no Paraguai, sem dúvidas, é o desejo de muita gente. São diversos os produtos importados que podem ser encontrados no país por um preço bem mais acessível do que nas lojas de origem. Geralmente, quem viaja para Foz do Iguaçu tem como destino certo o Paraguai para as compras, sem contar aqueles que viajam diretamente para o país somente com essa finalidade.

Por um país com uma moeda diferente, outras leis e regras, e ter produtos que, muitas vezes, podem ser falsificados, é comum haver certo receio sobre a segurança de comprar e de circular pelos lugares. O próprio aspecto do local, como na Ciudad del Este, que concentra grande parte das lojas, já passa essa impressão de insegurança. Veja em outro post do nosso blog, como comprar com segurança e aproveitar o país.

Porém, como em todos os lugares, existem as lojas confiáveis e as não confiáveis, além de ser necessário estar sempre atento às ofertas e comportamentos dos vendedores no ato da compra para evitar ser enganado por um deles. Por isso, separamos 4 dicas de como se proteger de fraudes e realizar compras seguras no Paraguai. Confira:

1. Teste os produtos

Muitas pessoas vão até o Paraguai para adquirir produtos eletrônicos. Estes devem estar em perfeito estado, pois trocá-los seria uma grande dor de cabeça (lembre-se que você está bem distante de sua casa). Para evitar esse transtorno, não compre nenhum aparelho sem testá-lo antes. Isso evita que você leve pra casa algo que não funciona ou que está com algum defeito.

Além disso, por venderem a um preço bem mais em conta que o original, muitas lojas se acham no direito de não permitir a troca de produtos. Ou seja, você corre o risco de adquiri-lo com defeito e não poder trocá-lo, jogando seu dinheiro fora.

2. Desconfie de preços muito baixos

O Paraguai é famoso pelos preços baixos, porém o exagero no desconto pode ser sinal de fraude. Geralmente eles significam que os produtos são recondicionados e falsificados, o que indica que sua qualidade e durabilidade não serão as mesmas esperadas por você.

Portanto, pesquise antes o valor dos produtos que deseja comprar no país, para que você tenha um parâmetro de valores e não seja enganado por vendedores tão facilmente. Além disso, pesquise em diversos shoppings e lojas do país para comparar os preços. O barato muitas vezes sai caro!

3. Exija garantias

Principalmente na hora de comprar eletrônicos, é preciso exigir garantias do produto. Caso ele dê algum problema com o tempo, será possível trocá-lo ou arrumá-lo com a empresa. Os mesmos sem garantia, geralmente, são falsificados ou recondicionados.

4. Exija nota fiscal

Assim como no Brasil, em outros países a nota fiscal é de suma importância para o vendedor e para o comprador. Ao realizar uma compra no Paraguai, sempre exija a nota fiscal e verifique se a mesma contém o nome da loja. Só assim, caso haja algum problema em relação ao produto ou alguma fraude na compra, é possível provar que você realizou uma aquisição nesse local, com data e hora.

Quer saber mais sobre como é comprar no Paraguai? Acesse nosso site e fique por dentro de tudo sobre esse universo.