5 dicas para comprar com segurança no Paraguai

Shopping Monalisa

Mesmo em épocas de alta no dólar, como atualmente, comprar no Paraguai ainda tem sido uma boa opção. Ainda é possível, dependendo do produto, conseguir coisas pela metade do preço no país vizinho. Contudo, é importantíssimo ficar atento a algumas dicas para comprar com segurança no Paraguai.

Por ser outro país é preciso ficar atento a alguns detalhes. Além disso, é necessário ficar ligado para não entrar em frias. Como em qualquer outro lugar do mundo existem pessoas de má fé que podem comprometer esse momento de descontração que são as compras.

1. Planeje sua locomoção

São várias as opções para entrar e se locomover por Ciudad Del Este. Vans, táxis, carros próprios, ônibus estão entre as alternativas. Escolher a forma de entrar no país vizinho é tão importante quanto escolher a forma de andar por lá e depois voltar para o Brasil.
Por isso, é preponderante estar com tudo isso planejado antes de sair de casa. Caso a opção seja por vans ou ônibus, também é importante conhecer as empresas que estão prestando o serviço.

2. Na hora do passeio

A hora de andar pelas lojas e centros comerciais tem que ser um momento de bastante atenção. Como acontece na 25 de Março em São Paulo, por exemplo, Ciudad Del Este também tem pessoas que esperam o vacilo dos turistas para furtar.

Também evite ficar mexendo no celular e com dinheiro no meio da rua. Em locais de muita aglomeração redobre a atenção em cima de seus pertences como bolsas, mochilas e compras.

3. Preços e lojas

O Paraguai sofre com um estigma, muitas vezes até preconceituoso, em relação às falsificações. Porém, é verdade que alguns produtos realmente são falsos. Do outro lado, entretanto, existe um montante enorme de coisas originais e com procedência.
Para evitar as falsificações sempre desconfie de ofertas exageradamente atrativas. Produtos com valores muito abaixo do mercado tendem a ser falsos, contrabandeados ou roubados.

Por último, se possível, chegue às ruas de Ciudad Del Este com os nomes das lojas em mãos. Assim será possível fazer uma pesquisa prévia na internet sobre a confiabilidade desses locais.
O nosso site, inclusive, oferece uma ferramenta de busca de lojas.

4. Na hora da compra

  • – Sempre exija nota fiscal. Ela será sua garantia em caso de defeitos;
  • – No caso de eletrônicos, verifique dentro da loja se eles estão funcionando;
  • – Depois de receber a compra, confira na sacola se o funcionário te entregou o produto correto;
  • – Na hora da compra preste atenção no valor passado no cartão de débito/crédito e guarde o comprovante.

5. Limite de compra

Apesar de muita gente já saber, é importante reforçar. Para quem entrar no Paraguai por terra existe uma cota máxima de compras de até 300 dólares. Para quem for de avião, esse limite é de 500 dólares.

Valores acima dos citados estão sujeitos a impostos e taxas extras. Essa conferência, que nem sempre acontece com rigor, é feita na hora da saída, na aduana.

Gostou do texto? Acesse nosso blog e veja muitas outras dicas para fazer compras no Paraguai!