Comprar Iphone no Paraguai: Um risco ou uma economia?

Lançamento iPhone 8 Paraguai

O iPhone, da Apple, é um dos eletrônicos mais desejados no mundo todo! A união de configurações, desempenho e design certamente fazem desse um aparelho imbatível, especialmente à medida em que surgem novas versões mais avançadas. Por tudo isso, é um dos produtos mais procurados no Paraguai, mas será que vale a pena ou é um risco? Confira a seguir o artigo que preparamos sobre o aparelho!

O valor compensa?

Nas grandes lojas do Paraguai, os produtos são vendidos em dólares, portanto, o preço vai variar muito de acordo com a cotação. Mas é interessante observar que quando o valor do dólar cai, essa diferença é repassada rapidamente ao consumidor nas lojas paraguaias, enquanto as taxas de câmbio para importação no Brasil demoram mais para serem alteradas.

Mesmo quando o dólar está em alta (como nos momentos em que ultrapassou R$ 4), o aparelho continua custando mais barato nas lojas do outro lado da fronteira. É importante levar em consideração que o valor não pode ser parcelado no Paraguai.

É possível comprar com cartão de débito ou crédito, mas essa prática representa um acréscimo que costuma ficar entre 5% e 10% sobre o valor total da compra. Por isso, o melhor é levar dinheiro em espécie para aproveitar o preço baixo o máximo possível.

É arriscado?

Muitas pessoas têm receio de comprar produtos de valor mais elevado no Paraguai. O importante é escolher uma loja confiável, especialmente para comprar um iPhone. As mais indicadas para aquisição de eletrônicos são a Casa Nissei, a Mega Eletrônicos e a Madrid Center. A própria Cellshop é muito conhecida, assim como o Shopping China.

Tenha em mente que você até pode encontrar o iPhone por um preço mais em conta em lojas menores e menos conhecidas, mas aí o risco é maior. Então, compensa pagar um pouco mais (porque continuará sendo mais barato do que no Brasil) para ter certeza da qualidade e da procedência da mercadoria que você está levando para casa.

Em lojas cuja reputação não é conhecida, você corre o risco de comprar um aparelho com defeito, falsificado. Em alguns lugares, o vendedor mostra um aparelho e depois entrega outro. Mas nada disso acontece em empreendimentos grandes e bem reconhecidos.

Dicas extras!

Mesmo comprado no Paraguai, o iPhone é coberto pela assistência técnica da Apple no Brasil, pode ficar tranquilo quanto a isso. Deixe para comprar depois que tiver passado um tempo do lançamento do modelo, porque essa “primeira leva” chega às lojas paraguaias com um valor mais elevado.

Depois de comprar o aparelho, enquanto ainda estiver no país ou na fronteira, faça o teste em uma rede brasileira, como Oi, Tim, Vivo… é importante testar se o chip funciona perfeitamente bem em um lugar com sinal brasileiro. Caso apresente algum problema, voltando na loja pessoalmente você consegue efetuar a troca, já pelo correio não é possível.

Acompanhe os outros artigos do nosso blog e anote todas as nossas dicas para comprar com inteligência no Paraguai e fazer um bom uso das suas economias!