Compras no Paraguai: Quais documentos são necessários nesse momento?

documentos paraguai

Comprar no Paraguai é ótimo, mas os brasileiros que quiserem aproveitar as lojas mais baratas do país vizinho precisam estar com os documentos em dia para evitar transtornos. Mas, não se preocupe, o tratado do Mercado Comum do Sul – também conhecido como MERCOSUL – permite um fluxo mais amigável de mercadorias e pessoas, o que significa que você não precisará de uma grande quantidade de documentos e vistos para ir e voltar para o Paraguai.

Documentos necessários para ir ao Paraguai

Viagens internacionais geralmente exigem uma extensa documentação, como Passaporte e visto, além de pré-requisitos de estada e dinheiro de manutenção. Além disso, muitos pedem que os visitantes preencham formulários, passem por entrevistas e, dependendo da situação, até mesmo uma revista rigorosa.

Se você já passou por essas situações para viajar para os Estados Unidos ou algum país da Europa, saiba que a viagem para o Paraguai é muito mais fácil e acessível.

Como dissemos no começo desse artigo, o fato de que tanto o Brasil quanto o Paraguai (além de Uruguai e Argentina) serem membros do MERCOSUL permite uma passagem muito mais tranquila entre as suas fronteiras.

No caso de adultos brasileiros, para entrar em Ciudad del Este, Assunção ou qualquer outra cidade paraguaia, basta ter um documento de identidade válido, como RG ou CNH. Passaporte também vale, mas não é obrigatório.

Documentos necessários para dirigir no Paraguai

Se estiver pensando em ir de carro ou moto, é importante que você esteja portando a sua Carteira Nacional de Habilitação e o documento do veículo, mas só isso não é suficiente. Todos os países do Mercosul exigem que os brasileiros que atravessam a fronteira adquiram a Carta Verde, uma espécie de seguro para danos causados a terceiros, e o Paraguai não é diferente.

Para dirigir no Paraguai é necessário ter uma Carta Verde válida, que pode ser adquirida no Brasil mesmo, com valores entre US$ 15 e US$ 155, dependendo do número de dias que o veículo circulará e do montante da cobertura. Você pode adquirir o seguro com antecedência ou próximo da fronteira, em postos que emitem o seguro de forma rápida.

Outra questão importante é que o documento do carro precisa estar no nome de alguém presente no veículo, caso contrário é preciso estar com uma autorização autenticada em cartório, mesmo que seja um carro de trabalho.

Documentos necessários para menores de idade

Cruzar a fronteira do Paraguai com uma criança ou adolescente é mais complicado, mas isso é para a própria segurança da criança. No caso, é necessário que o menor de idade tenha a Cédula de Identidade Civil ou o Passaporte, mas a foto precisa estar atualizada para evitar problemas.

Além disso, a criança precisa estar com ambos os pais, ou, no caso de estar com apenas um destes, é obrigatório a apresentação de uma autorização assinada por ambos os pais, autenticada em cartório e que contenha a data e o destino da viagem.

Se ainda restar alguma dúvida, descubra outros artigos interessantes no nosso blog.

Acesse: https://www.lojasparaguai.com.br