Compras no Paraguai: principais regras para evitar problemas na alfândega

Compras no Paraguai: quais são as principais regras para evitar problemas na alfândega? Entender esse ponto é essencial para que não acabe sofrendo com as grandes cobranças de impostos, além de garantir que não irá enfrentar alguns imbróglios legais.

Por isso, preparamos este artigo, falando mais sobre os cuidados que você precisa ter para evitar problemas na alfândega. Além disso, no final, vamos te apresentar uma dica extra que irá te ajudar a poupar uma boa quantidade de dinheiro nas próximas compras. Confira!

Atenção com os limites de compra permitidos

Uma das regras para evitar problemas na alfândega é a de respeitar os limites de compras estabelecidos pela Receita Federal. Por mais que muitos não saibam, existe um valor que não deve ser ultrapassado, caso não queira ter problemas com impostos.

De maneira geral, podemos dizer que o limite permitido para compras hoje é de US$ 500 por cada pessoa. Aqui, é interessante destacar que estamos falando de dólares, e não de reais, logo, é necessário que você faça a conversão no momento da compra.

Em todo caso, se as suas compras ultrapassarem o limite de 500 dólares, você pode ter que arcar com alguns impostos. Para evitar ser taxado por isso, é necessário estar abaixo do limite permitido pela Receita.

Cuidado especial com a declaração de produtos

Como vimos, existe um limite máximo a ser respeitado quando estamos falando de compras no Paraguai. Porém, se passar dele, o mais indicado é que faça a declaração mesmo assim, pois é o que é determinado pelas autoridades responsáveis.

Caso não declare, e tente fraudar o sistema, será preciso arcar com o pagamento de multas, ou até mesmo com a apreensão de produtos. Por esse motivo, o correto é fazer a declaração de tudo o que for comprado, mesmo que passe dos limites.

Guarde os documentos que comprovam as compras

Para evitar que tenha problemas na alfândega, um detalhe importante é o de guardar as notas fiscais e recibos dos produtos adquiridos. Dessa forma, é possível comprovar a origem do que foi comprado, evitando problemas maiores com as autoridades.

Além disso, com os documentos, você consegue comprovar o valor dos produtos que foram adquiridos no Paraguai. Com isso, as chances de ter problemas relacionados às regras da Receita diminuem, já que tudo pode ser comprovado.

Realize a comparação de preços antes de comprar

Por fim, além de saber evitar problemas na alfândega, também é interessante realizar a comparação de preços antes de comprar. Dessa forma, você garante que irá aproveitar as melhores ofertas disponíveis em todas as mercadorias que deseja.

Hoje, existem portais que fazem a comparação de preços entre produtos, auxiliando em uma compra mais vantajosa para o consumidor. É o caso do nosso site de buscas, que permite que você verifique os preços de produtos em diferentes lojas.

Além disso, você também pode analisar a reputação da loja, e verificar qual é a melhor opção para o seu caso. Com isso, é possível aproveitar as melhores ofertas, e ter a garantia de que está comprando mercadorias com lojas que são confiáveis.

Por fim, não deixe de conhecer o nosso site para comparar preços e tornar as suas compras mais vantajosas!