Conheça a Nova Ciudad del Este

Há aproximadamente um ano, Ciudad del Este iniciou sua transformação. Os comércios informais no centro da cidade foram destruídos e deram lugar a um cenário mais limpo na avenida que dá continuidade a Ponte da Amizade. A intenção do “Plan Maestro de Desarrollo Urbano” (Plano Mestre de Desenvolvimento Urbano) é trazer maior qualidade de vida tanto aos moradores da região quanto aos turistas que frequentam a cidade.

avenida_pioneiros_03

O Plano de Desenvolvimento é um projeto a longo prazo: pode demorar duas ou três décadas para ser concluído. Apesar disso, os resultados já podem ser notados nas ruas da cidade e nos novos investimentos que Ciudad del Este vem ganhando. Entre eles está a construção de um novo shopping – Jesuitas Plaza. O novo Centro Comercial da região é um investimento de aproximadamente 25 milhões de dólares. 50% desse valor partiu de um grupo espanhol e os outros 50% são do capital paraguaio. O shopping deve inaugurar em Setembro deste ano e a previsão é de que gere 1000 empregos diretos aos moradores de Alto Paraná. É um alívio para os munícipes da cidade fronteiriça, que só esse ano teve um número de demissões 3 vezes maior que esse.

Quer ver como está ficando o shopping Jesuitas Plaza?

Outro empreendimento em construção é o Shopping Paris. Ele será o maior shopping da cidade com 42 mil metros quadrados e estacionamento para 1500 veículos. O investimento para o shopping, que será localizado logo na entrada da cidade, próximo a aduana da Ponte da Amizade, é de empresários coreanos.  

O projeto de desenvolvimento urbano é amplo e propõe solucionar alguns problemas de educação, renda, mobilidade e meio ambiente, decorrentes do crescimento rápido e desorganizado da cidade vizinha. Para sua produção e execução foi escolhido o engenheiro e ex-prefeito da capital Curitiba, Cássio Taniguchi. A ideia é implantar o mesmo sistema de transporte urbano da capital paranaense, com o uso de veículos elétricos, que estão sendo desenvolvidos pela Itaipu Binacional, e bicicletas.  Dentro do projeto também há a sugestão de implantação de um sistema trinário, dividido entre vias para transporte público, trânsito lento e trânsito rápido de veículos..

Vários outros temas serão abordados como a implantação de um novo sistema de coleta de lixo e o fomento ao turismo de negócios, através da construção de um centro de convenções às margens do Rio Paraná. O desenvolvimento também prevê a construção de novos hotéis e restaurantes no microcentro da cidade. “Estamos com muita esperança de poder tocar na parte urbanística de Ciudad del Este, para acolher e receber melhor nossos visitantes”, explicou Sandra Zacarías, prefeita de Ciudad del Este.

Lago da república

Entorno do Lago de La República.

Antigo aeroporto

Antigo aeroporto Alejo Garcia.

Projeto para a Avenida Beira Rio.