Feriados no Paraguai em 2016: Programe-se!

Quer viajar para a fronteira no feriado e aproveitar para fazer compras no Paraguai? Então fique atento às datas que lojas geralmente não abrem do lado de lá da ponte ou funcionam com horários alternativos e programe-se para aproveitar bem sua viagem.

Nós montamos este post como guia de algumas datas de feriados nacionais e regionais nas quais as lojas costumam fechar. Mas sempre vale dar uma consultada uma semana antes da data que você pretende ir às compras, pois o que acontece no Paraguai é que as prefeituras das cidades lançam um decreto uma semana antes das datas comemorativas definindo se as lojas funcionarão ou não, podendo até multar as que abrirem!


• Janeiro: as lojas fecham somente no Ano Novo (01/01) e voltam a funcionar normalmente durante o mês inteiro.

Fevereiro: no dia 03/02 é comemorado o aniversário de Ciudad Del Este e as lojas costumam fechar totalmente nesta data.

• Março: todo ano as lojas fecham na Páscoa, neste ano (2016) o domingo de Páscoa cairá no dia 27/03, mas dá para aproveitar um pouco do feriado, pois no sábado (26) e na segunda (28) as lojas funcionarão normalmente. Além disso, na sexta-feira (25) é feriado santo no Paraguai, celebra-se o dia de Nossa Senhora do Caacupê e a maioria das lojas fecha, por ela ser santa padroeira.

Maio: no dia do trabalhador (01/05) e no dia da Independência do Paraguai (14/05) também é feriado e as lojas não abrem.

• Julho: é comemorada no dia 30 de julho a emancipação política de Salto Del Guairá, sendo assim feriado somente em Salto Del Guairá. Em Ciudad Del Este as lojas funcionam normalmente.

Setembro: no dia 29 de setembro, também em Salto Del Guairá, é feriado municipal, onde se comemora o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo.

• Dezembro: neste mês são quatro feriados maiores, onde as lojas podem não abrir ou fechar mais cedo. No dia 08/12 é comemorado o dia da padroeira do Paraguai. Na véspera do Natal (24/12) as lojas funcionam em horário alternativo e podem fechar lá pelas 13 horas. No Natal, dia 25/12, as lojas fecham, voltando a abrir somente no dia 26. E por fim, no dia 31, véspera de Ano Novo, as lojas fecham mais cedo, podendo funcionar até às 13 horas.

 

Vale também lembrar que o horário de funcionamento do comercio do Paraguai não sofre alteração quando os feriados são somente brasileiros, como Carnaval, Corpus Christi (26/05), Dia da Independência do Brasil (07/05) e dia de Finados (02/11).

Anotou tudo? Agora é só se programar e ir às compras!