Mitos e verdades sobre produtos falsificados no Paraguai

Mitos e Verdades

Comprar no Paraguai tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros, afinal, quem não gosta de comprar produtos novinhos, de praticamente todas as categorias, e pagar menos por isso? Por outro lado, a ligação entre o país e a falsificação também é muito forte e se torna um motivo de desistência das compras.

Se você tem dúvidas sobre isso, veja alguns mitos e verdades que desvendamos sobre os produtos falsificados no Paraguai:

As lojas paraguaias só vendem mercadoria falsificada

MITO. Essa história ficou no passado. É bem verdade que ainda existem muitos lojistas que vendem produtos falsificados e até defeituosos aos clientes, mas eles são a exceção e não a regra. É possível, sim, adquirir mercadorias originais e, mesmo assim, por um preço bem abaixo do que é praticado no mercado brasileiro.

A carga tributária no Paraguai é menor

VERDADE. Aí está o principal motivo do preço baixo cobrado do outro lado da Ponte da Amizade: a carga tributária que incide sobre o valor dos produtos é bem menor do que a brasileira. Para se ter ideia, aqui no Brasil, 80% do preço de alguns produtos como cachaça, vodca ou cigarro são apenas impostos. Nos perfumes importados, 78% do valor correspondem aos tributos e, em videogames, 72%.

No Paraguai, a porcentagem de impostos é bastante inferior, o que reduz o preço final do produto. Além disso, a margem de lucro dos lojistas também é mais baixa.

No Paraguai não tem como testar produtos

MITO. As lojas de maior porte costumam contar com uma bancada onde os consumidores podem testar o produto antes de levar para casa, especialmente os eletrônicos. Isso já dá uma garantia maior de que aquela mercadoria realmente é original e não tem nenhum defeito. Inclusive, antes de comprar, pergunte ao vendedor se você terá a possibilidade de testar. Se ele responder que não, pode ser melhor procurar outra loja.

Também vale a pena se informar sobre a garantia do produto, que muitas vezes também é oferecida.

Lojas de shopping são mais confiáveis

VERDADE. É muito raro encontrar produtos falsificados dentro dos shoppings paraguaios. As lojas vendem as mercadorias por um preço um pouco maior do que as de rua, mas pelo menos o cliente sabe que está levando algo autêntico. Além disso, para quem não tem muita paciência para garimpar, ir a um shopping acaba sendo a maneira mais fácil e prática de encontrar tudo o que deseja.

Os shoppings mais procurados são o Del Leste, Monalisa, Paris (dentro do qual fica o Shopping China, que vende produtos importados, e muitos de marcas bem famosas), Vêndome (perfeito para quem está em busca de roupas e acessórios), Terra Nova (referência no segmento de beleza) e a Casa Americana.

Lojas maiores e mais conhecidas são também as mais confiáveis quanto à qualidade e à procedência do produto. Por isso, muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais caro.

Quer saber mais dicas para fazer compras no Paraguai? Acesse nossos outros artigos e faça os melhores negócios!