Pensando em vir para o Paraguai?

Olá, pensando em vir para o Paraguai? Ciudad Del Este está nos seus planos?
Vamos te dar oito dicas para facilitar um pouco a sua vida, então pega os dólares e #PARTIUPY!

1 – Se você vai passar apenas um dia por aqui, terças e sextas são dias que os estoques estão bem abastecidos.

2 – Sábado é o dia de maior movimento e domingo nem todas as lojas abrem. Em contrapartida domingo é um dia no qual muitos picaretas estão abertos, então o risco é maior caso você não conheça a cidade.

3 – Pesquise bem os nomes das lojas onde você comprará. Tem lojas que mudam um I por um E um C por um T e embarcam na fama de lojas tradicionais. Quem precisa usar de um recurso deste é porque não triunfou sendo idônea.

4 – Documentos em dia. No Paraguai, assim como no Brasil, a fiscalização é por amostragem, então é como uma loteria a possibilidade de ser parado ou não. Crianças precisam de autorização judicial caso estejam apenas com um dos pais, ou se estiver com outro responsável. Muita atenção para as fotos, elas devem estar “reconhecíveis”. O certo mesmo seria usar o passaporte, mas a identidade civil – verdinha – também é aceita.

Entrada de Ciudad Del Este.

5 – Guias de rua. Não. Simplesmente NÃO. No Paraguai vão surgir pessoas se oferecendo para levar você até a loja X. Geralmente eles estão até uniformizados, mas não interessa, não existe um órgão de guias turísticos de rua. Se você estiver procurando alguma loja especificamente – entre em outra loja – de preferência de outro segmento, para não ser desagradável – e pergunte a algum vendedor. “Por favor, com licença e obrigado.” São palavras gratuitas e farão um bem imenso pra sua existência em qualquer situação da vida. Use sem moderação.

6 – Hospedagem. Se você vai passar pelo menos uma noite pela fronteira, Foz tem o terceiro maior parque hoteleiro do Brasil. Eu sempre indico as pessoas procurarem algum que esteja no centro, próximo à área do Terminal Transporte Urbano. Não somente porque se locomover de ônibus é barato e fácil, mas porque essa região possui muitas outras facilidades, como mercados, farmácias, lojas, dezenas de lanchonetes e restaurantes. Também tem desde 5 estrelas até Couchsurfing, passando por Hostels e Air bnB.

7 – Passeios complementares. Passeios imperdíveis na minha opinião em Foz: Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves e o Passeio Técnico na Itaipu.

8 – Carro Alugado. Alugar um carro é fácil, rápido e eficiente. Porém, o complicado é passar para Argentina e Paraguai com esse tipo de veículo, pois nem todas as locadoras permitem. Mas eu acho válido ter um veículo à disposição e para esses dois passeios em especial, você também pode usar transporte público ou uma agência de turismo local se preferir.

Texto produzido em parceria com: Paraguai Pink
Curta nossa fan page no Facebook e fique por dentro das novidades do Paraguai: facebook.com/lojasparaguay