Ponte da Amizade volta a funcionar em meia pista

Volta ao normal nesta segunda-feira (22) o funcionamento em meia pista da Ponte na Amizade. É que o tráfego havia sido liberado desde a quarta-feira, 17, no mesmo dia em que foi realizada a abertura do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, que teve três dias de duração. A cidade recebeu gente de todo o Brasil para participar do segundo maior evento de turismo do sul do país. A fim de melhor atender os visitantes, os semáforos na cabeceira da ponte foram desligados e as duas faixas da pista foram disponibilizadas para a circulação de veículos. Além do Festival de Turismo, que contou com cerca de 6 mil participantes, outros dois eventos movimentaram a cidade no final da última semana.  

As obras do local tiveram início em outubro de 2014 e desde janeiro o trânsito opera em meia pista. A revitalização é parte do projeto Beira Foz que tem como objetivo ocupar as margens do rio Paraná, que ainda prevê a construção de uma segunda ponte ligando os dois países.

Essa não foi a primeira vez que a obra foi interrompida. Após a primeira fase da reforma, e para celebrar os 50 anos da Ponte da Amizade, a pista foi aberta para que a passagem fluísse normalmente. A segunda e última fase consiste em reparos na parte de baixo da ponte e pinturas. Com o intuito de evitar transtornos, os semáforos somente são ativados entre as 10 e 16 horas e é desligado nos finais de semana e feriados. Dessa forma, os horários de pico não são afetados pela redução no fluxo de automóveis.

Quem veio participar do festival e aproveitou para visitar Ciudad del Este não teve problemas para atravessar a ponte. O evento também serve para promover a cidade de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos brasileiros, seja pelos atrativos naturais, proximidade com a argentina ou a facilidade para fazer compras no paraguai. Por isso, desenvolver um ambiente descomplicado e que favoreça a livre movimentação durante esse período é essencial para colaborar com o desenvolvimento do turismo na região.

 

Reforma da Ponte

Reforma da Ponte