Qual a diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial?

Dólar no Paraguai

Você já deve ter se acostumado a ouvir na televisão a cotação do dólar para o dia, mas provavelmente nunca se ligou que o apresentador sempre fazia referência a um tipo específico da moeda. E sentimos desapontar, mas os valores que ele anuncia do dólar não são os mesmos que serão praticados em uma loja na hora da compra. As diferenças sobre o dólar comercial e o dólar turismo são fáceis, portanto conheça algumas delas.

A diferença entre as moedas está baseada na natureza da operação que se quer fazer, diferenciando em suas taxas. Até 2005, cada tipo de câmbio do dólar tinha uma orientação própria, mas então passaram a ser unificados através do Banco Central. De acordo com as movimentações econômicas do Brasil e do exterior estas taxas sofrem flutuações, tornando-se mais caras ou mais baratas durante o dia.

Comercial: O câmbio das grandes movimentações

Aquele dólar anunciado na televisão é chamado de comercial; ele é quem dita as taxas e os parâmetros do mercado. Sua aplicação está voltada para as grandes transações comerciais, como as exportações e importações de bens e serviços do Brasil com o mundo. Ele é utilizado em negociações econômicas na agricultura, pecuária e indústria, também no pagamento de dívidas públicas entre fundos e países.

Como se pode perceber, o dólar comercial é mais baixo em comparação com o turismo. Isso acontece justamente para que o país tenha melhores entradas e posições no comércio exterior e nas remessas de capitais. O Banco Central age como um balizador enquanto os bancos e companhia negociam estas taxas. O mercado aponta este câmbio, que é flutuante, mas o BC faz o controle estratégico de todo o processo.

Turismo: o dólar do tour de compras

O dólar que chega a sua mão fisicamente é o que é chamado de turismo, o mesmo se utiliza nas compras no Paraguai. O acesso do consumidor comum a ele se dá através das casas de câmbio ou de algum correspondente comercial. Portanto, se você está planejando compras no país vizinho, principalmente se for aproveitar as festas de fim de ano, deve estar atento aos seus valores.

O tipo turismo é mais caro que o comercial, uma vez que incide sobre ele alguns custos e impostos adicionais, principalmente relacionados à manipulação deste dinheiro. Basicamente ele é o mesmo valor definido pelo câmbio comercial, mas tem sobre ele o famoso Imposto sobre Operações Financeiras – IOF. Este imposto é definido pelo e regulamentado pelo governo para que se arque com os custos de transporte e segurança da moeda estrangeira até o estabelecimento.

Quando for viajar para o exterior, inclusive para o Paraguai, certifique-se de conhecer e analisar as taxas do dólar turismo. Os produtos importados são vendidos em sua maioria em dólar, então é importante conhecer cada pormenor sobre a flutuações e impostos que valem sobre ela.

Organize e aproveite muito melhor o seu tour de compras no Paraguai através da Lojas no Paraguai. Fique por dentro das melhores ofertas e saiba todas as dicas para fazer grandes compras em nosso blog. Você também pode acompanhar a cotação do dólar. Aproveite!