Viajar para o Paraguai: É preciso ter o Seguro Carta Verde?

Carta Verde

Você já se perguntou o que acontece se estiver com seu carro viajando para os países que fazem fronteira com o Brasil e se envolver em um acidente? Em regiões fronteiriças, é comum o tráfego de veículos de diferentes nacionalidades, por isso, é fundamental que haja medidas de segurança para o trânsito. Hoje, vamos falar sobre o Seguro Carta Verde e se ele é necessário para quem viaja ao Paraguai.

O que é o Seguro Carta Verde?

É um seguro de responsabilidade civil, obrigatório desde 1 de julho de 1995, para veículos que circulam nos países do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) sem estarem em sua nacionalidade de origem. Por isso, se você estiver com o seu veículo (ou com um carro alugado) no Paraguai, precisa sim desse seguro.

Para que serve e quais são as coberturas?

A contratação desse seguro não é importante apenas pelo fator da obrigatoriedade, mas também porque com ele, o condutor está coberto em trânsito internacional. Ele cobre os danos materiais provocados a terceiros; pagamento dos honorários do advogado de defesa do segurado e outros custos judiciais se o acidente for levado aos tribunais e danos corporais causados a terceiros, como morte, despesas médicas e hospitalares e invalidez.

Algumas situações não são cobertas por esse seguro, como por exemplo, se você provocar um acidente por dirigir embriagado ou sob efeito de qualquer outra droga; se o veículo não estiver em poder do segurado (quando é furtado, por exemplo); se o acidente acontecer durante uma disputa de “racha” e outras condições específicas.

Importante ressaltar que mesmo para quem tem um seguro completo para o veículo, com extensão do perímetro para a América do Sul, o Seguro Carta Verde continua sendo obrigatório. Os limites mínimos de valores são de US$ 40 mil por pessoa para os danos corporais e US$ 20 mil por terceiro.

Como proceder para contratar o seguro?

Para contratar o Seguro Carta Verde antes da sua viagem, você pode procurar uma corretora de seguros de veículos ou o Banco do Brasil. O valor pode variar de uma empresa para outra, por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes de escolher. Outro fator que impacta no valor que você vai pagar pelo seguro é a sua vigência, ou seja, se for um seguro para um mês o preço é diferente de um para dez dias, por exemplo.

Cada veículo deve ter o seu próprio certificado do Carta Verde e ele precisa estar em português e em espanhol. Sem esse documento, você não poderá transitar pelos países.

Viajar de carro para o Paraguai é muito bom para quem quer ter mais liberdade e conforto para visitar as lojas. Além disso, você pode deixar o veículo no estacionamento para ir guardando as compras ao longo do dia, uma vantagem que quem atravessa de van, não tem. Mas para ter toda a segurança e tranquilidade, não deixe de contratar o seguro.

Tire suas outras dúvidas na nossa seção de Dúvidas Frequentes e viaje ao Paraguai com mais confiança!